top of page
Aconselhamento online

O que é Terapia Cognitivo-comportamental?

A Terapia Cognitivo-Comportamental ou TCC, fundada no início da década de 60 pelo neurologista e psiquiatra britânico, Aaron Beck, é uma das abordagens psicoterápicas mais utilizadas no mundo. 

Segundo essa abordagem, nossas emoções e comportamentos são resultado da forma como interpretamos cada situação. Logo, se nos sentimos tristes ou com raiva, essas emoções podem não ser provenientes da situação em si, mas da forma como a mesma é interpretada.

Um dos objetivos da TCC é modificar padrões comportamentais que podem ser prejudiciais para o indivíduo, como por exemplo, comportamentos que afetam o seu trabalho, suas relações ou a sua produtividade.

A TCC sugere que uma mesma situação possa ser compreendida sob diversos pontos de vista, desta forma, a abordagem através de técnicas específicas, tem como objetivo desafiar os pensamentos ou convicções que podem ser prejudiciais ao indivíduo e procurar alternativas que promovam maior bem-estar e qualidade de vida. 

Essa abordagem tende a ser organizada com base em metas e objetivos específicos, dando inicialmente maior importância ao presente. A TCC tem ainda como objetivo psicoeducar o cliente de forma que a longo prazo, mesmo perante adversidades, o indivíduo consiga lidar e gerir suas emoções de maneira autónoma.

Qual objetivo da TCC?

Paciente na terapia
Como é a intervenção?

O/a cliente e o/a psicólogo/a irão trabalhar em conjunto para desenvolverem um plano de intervenção, que poderá incluir:​​

Objetivos
Mudanças de comportamentos
Aquisição de
competências
Mudanças na
forma de pensar

Quem deve fazer terapia cognitivo comportamental?

A Terapia Cognitivo-Comportamental ou TCC é amplamente estudada e possui diversas comprovações de sua eficácia por meio de estudos empíricos. Sendo altamente recomendada para:

Depressão
Fobias
Transtornos de ansiedade
Estresse de aculturação
Dificuldades de adaptação
Psicóloga Raissa Atzingen

Vamos conversar?

Agende uma consulta ou tire suas dúvidas clicando no botão abaixo.

Raissa Atzingen

Psicóloga Clínica e da Saúde

OPP: 22732

bottom of page